×

Lenny: o chatbot de voz que combate o telemarketing

20/10/2019

O que os mantém presos? Bem, por um lado, Lenny tem algumas frases genéricas como, “Desculpe, mal posso te ouvir”, “Você está aí?” e “Sim”, ótima resposta para qualquer assunto, que por outro lado, pode engenhosamente e suavemente redirecionar a conversa para outros tópicos que não têm nada a ver com o assunto original — família, uma filha muito inteligente — fazendo com que todos os golpistas e operadores de telemarketing escutem conversas sobre questões aleatórias. Aqui está um exemplo de uma chamada para Lenny:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=vWrkDOt_IfM

O criador do Lenny é desconhecido, mas certamente tem uma compreensão sofisticada da natureza humana. Muitos vídeos no YouTube mostram diálogos com Lenny, todos um tanto quanto hilários, sendo o mais longo com quase uma hora de duração. Imagine só: uma pessoa real conversou com Lenny por mais de 40 minutos antes de começar a compreender que se tratava de uma gravação! E então, ela falou com ele um pouco mais, o que provavelmente salvou muitas pessoas de receberem chamadas naquele dia.

Durante a palestra na 35C3, Merve Sahin e Aurélien Francillon da Eurecom apresentaram dados de diversos vídeos do YouTube com Lenny, dividindo-os em várias categorias, dependendo do tipo de interlocutor. Eles descobriram que a duração média das chamadas para todas as categorias é maior que 10 minutos. Isso é suficiente para a gravação ser reproduzida 1,7 vez.

Operadores de telemarketing geralmente conversam cerca de 12 minutos com Lenny, e golpistas cerca de 7 minutos. Se você ouvir Lenny o suficiente, descobrirá que até 7 minutos conversando com um velho robô de bate-papo é o suficiente para se sentir um completo idiota pelo resto do dia. Criminosos merecem isso.

Os palestrantes também apontaram que, ao contrário de outros telefonemas inconvenientes, os cibercriminosos tendem a xingar com frequência— em cerca de 10% de todas as chamadas. E eles também são mais rápidos em ficar bravos com o pobre Lenny que, felizmente, parece não se importar. Outro dado interessante é que Lenny é explicitamente reconhecido como uma gravação ou um robô em apenas 5% das chamadas. Muitas ligações inconvenientes são desligadas sem que se perceba que não se trata de uma pessoa real do outro lado da linha – bastante hilário também.

Infelizmente, apesar do Lenny ser apenas um monte de arquivos de áudio e quatro linhas de código, é muito difícil colocar o robô para funcionar. Para isso, você precisará primeiro configurar um Asterisk ou Freeswitch VoIP e um servidor de telefonia, gratuito, mas que exige algumas habilidades de TI. Em seguida, precisará instalar o Lenny, baixando arquivos de áudio e copiando e colando o código no local adequado. Se você está ansioso para experimentar, será novamente o YouTube que poderá fornecer as informações necessárias (Chris, da Crosstalk Solution, tem um belo vídeo que explica como instalar esse simpático bot usando o FreePBX, que é uma interface gráfica do Asterisk).

Eu não poderia me despedir sem outro vídeo de Lenny em ação. Quebra tudo, Lenny!

 https://www.youtube.com/watch?v=dXWNGCRfbSI

Comentar