Businesswoman looking at team of businesspeople in miniature

A Governança da Tecnologia da Informação possui grande importância dentro de uma empresa. Com esses métodos, os processos se tornam “engrenagens” que funcionam sincronizadamente, sempre prezando para o crescimento do negócio.

Por se tratar de um conceito amplo, a Governança pode ser dividida em dois tipos, confira as principais características:

Governança Corporativa:
Segundo o Instituto Brasileiro de Governça Corporativa (IBGC):
Governança Corporativa é o sistema pelo qual sociedades e empresas são geridas, administradas e monitoradas, no que tange às relações profissionais entre acionistas, conselho administrativo, diretoria, conselho fiscal e auditorias independentes, visando aumentar o valor da sociedade, facilitar o acesso ao capital e garantir a longevidade da empresa.

Baseia-se na implementação de soluções que auxiliam no conjunto de processos de leis e regulamentações.
Com essas medidas é possível prevenir multas a partir de auditorias, controle de obrigações, gerenciamento de políticas e rastreamento e correções de erros.

Governança Tecnológica:
Mais focada para os processos tecnológicos, trata-se da estruturação, automatização e controle de procedimentos tecnológicos com o intuito de gerar produtividade.
Com as automatizações ocorre a redução de tempo e custo e com o controle é possível levantar indicadores de desempenho e realizar um plano estratégico essencial para a gestão do negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *